Vinho combina com pizza, sì signore! Veja os rótulos perfeitos
10/07/2024
Tintos frutados, brancos encorpados, espumantes e rosés acompanham muito bem a iguaria. Uma boa pizza e um belo vinho: poucas combinações são tão perfeitas para um jantar romântico ou entre amigos. Mas qual é o melhor vinho para a pizza? Tudo depende dos ingredientes da cobertura. Neste 10 de julho, Dia da Pizza, vamos desvendar as melhores harmonizações.
Se você só busca um bom vinho para regar seu jantar sem muitas frescuras, saiba que as redondas combinam com vinhos tintos frutados e refrescantes, como os rótulos elaborados com as uvas italianas Barbera e Dolcetto ou Malbec argentino. Evite os tintos encorpados, com teor alcóolico elevado e muito amadeirados.
Brancos meio encorpados, como Chardonnay, Viognier e Sémillon, também são ótimas opções, sobretudo se as pizzas são bem recheadas de queijos. Por fim, praticamente todos os rosés e espumantes secos formam um par coringa com a iguaria italiana.
Agora, se você quer combinações certeiras, veja essas dicas.
Pizza calabresa + Amarone della Valpolicella
Essa combinação vale também para outras pizzas com salames picantes, já que a gordura e picância contrastam com o frutado maduro e a robustez desse icônico vinho tinto do Vêneto. Experimente o Amarone della Valpolicella Aristocratico DOCG.
A uva Primitivo, típica da região Puglia, no sul da Itália, elabora vinhos bem frutados, quentes e envolventes, que também combinam com pizzas intensas como a calabresa. Uma boa dica é o Luccarelli Puglia IGP.
Pizza Margherita + Chardonnay
A Margherita combina com tintos leves como Pinot Noir, Barbera e Dolcetto. Um branco perfeito é o Chardonnay, que tem corpo, textura e cremosidade. O argentino Norton Reserva Chardonnay ou o português Quinta do Valdoeiro Chardonnay são ótimas pedidas.
Pizza quatro queijos + Espumante
Pizzas muito “queijudas” precisam de vinhos capazes de quebrar essa gordura. Por isso, os espumantes secos, com suas pequenas bolhas que limpam o paladar, são uma combinação tão excepcional, em especial os elaborados pelo método tradicional (o mesmo do Champagne).
Experimente o espanhol Cava Don Román Brut ou o espumante francês Moillard Crémant de Bourgogne Brut Prestige Chardonnay.
Pizza portuguesa + Sangiovese
Assim como a pizza portuguesa, todas as redondas ricas em ingredientes intensos, como presunto e carnes, precisam de tintos um pouco mais estruturados. A uva Sangiovese tem personalidade para tanto. Uma excelente dica é o Corbelli Chianti DOCG.
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.