O que é atendimento inclusivo? Descubra como tornar sua empresa acessível!

  • 18/10/2024
(Foto: Reprodução)
Transformar o atendimento da sua empresa em uma experiência inclusiva é um passo essencial para garantir que todos os clientes se sintam acolhidos. Atendimento inclusivo é mais do que adaptar processos, mas sim eliminar as barreiras e tornar o acesso à informação e serviços algo possível para todos! Isso significa criar um ambiente onde cada pessoa, com ou sem deficiência, sinta-se acolhida, ouvida e valorizada. Para empresas que desejam se destacar, a inclusão deve ser parte fundamental da estratégia de atendimento. Isso porque além de promover uma experiência mais igualitária, reforçamos o compromisso com a sociedade, melhorando a reputação e a imagem do negócio. Como aplicar o atendimento inclusivo? Se você tem uma empresa e deseja torná-la mais inclusiva, algumas práticas simples podem fazer toda a diferença! Veja como dar o primeiro passo para ter um ambiente mais acessível para todos. 1. Treine sua equipe Uma equipe alinhada é o primeiro passo para tornar sua empresa mais acessível e inclusiva. Treinamentos e workshops ajudam os colaboradores a se prepararem para atender e acolher todos os seus clientes. Além disso, promove a empatia e prepara sua equipe para oferecer atendimento e serviço com qualidade e respeito! 2. Tenha uma comunicação acessível Sua empresa se torna mais acessível quando tem uma linguagem simples, clara e adaptável com todos! Além disso, o conteúdo visual, como imagens e vídeos, também pode ser pensado para atender a todos, com recursos como legendas e descrição de imagens. 3. Ofereça um atendimento personalizado Cada cliente é único, e tratar cada um de acordo com a sua necessidade é importante para tornar sua empresa acessível. Oferecer um atendimento personalizado cria uma experiência mais humana e empática. Isso vale para todas as interações, desde o primeiro contato até o pós-compra. 4. Peça feedback de colaboradores Para melhorar, é preciso ouvir. Busque o feedback tanto de clientes quanto de colaboradores e pergunte o que pode ser melhorado e esteja aberto a implementar as sugestões. Isso ajuda a tornar o atendimento cada vez mais inclusivo. 5. Crie um ambiente acolhedor Cada espaço da sua empresa pode refletir o compromisso com a acessibilidade. Desde o layout físico até as plataformas digitais, isso demonstra respeito e consideração por cada cliente. O Portal do Sebrae/PR já está aplicando as dicas! Além do portal, algumas ferramentas como Sebrae Canvas, Trilhas do Conhecimento, Comunidade Sebrae e cursos também contam com novas funcionalidades para alcançar pessoas com deficiência visual, motora, auditiva, intelectual, e analfabetos funcionais. Veja mais no Portal Sebrae/PR!

FONTE: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/sebrae-parana/juntos-para-empreender/noticia/2024/10/18/o-que-e-atendimento-inclusivo-descubra-como-tornar-sua-empresa-acessivel.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Bênçãos que não têm fim

Isadora Pompeo

top2
2. DEJA VU

Luan Santana - part. Ana Castela

top3
3. Canudinho

Gusttavo Lima - Part. Ana Castela

top4
4. Lapada Dela

Grupo Menos é Mais e Matheus Fernandes

top5
5. Manda um Oi

Guilherme e Benuto e Simone Mendes

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes